segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Certezas incertas

Estive pensando nesse dias sobre a “certeza”. Esse ano tem sido o ano das incertezas e da quebra de paradigmas na minha vida. E como lidar com isso é difícil! Deparar-se com a realidade de que a certeza é a coisa mais incerta do mundo é super tenso! Fui ao dicionário procurar o significado da palavra certeza e eis a definição: “certeza: 1. Qualidade do que é certo ≠ INCERTEZA; 2. Coisa certa; 3. Adesão absoluta e voluntária do espírito a um fato, a uma opinião; 4. Ausência de dúvida. = CONVICÇÃO; 5. Estabilidade.”.

Então, qual a certeza que nós temos nessa vida? Podemos esperar uma acontecimento que pra nós é certo e previsível e vir outro acontecimento; podemos esperar uma atitude de alguém, certo do que ele está pensando e vir algo completamente contrário; podemos achar que nosso futuro será assim e ele pode ser “assado”; podemos acreditar que somos uma coisa e quando nos deparamos com uma situação difícil reagimos de uma forma completamente inesperada, revelando assim um “outro Eu”. E assim todas as certezas caem por terra e só nos resta as incertezas.

Li o seguinte fragmento de Guimarães Rosa no Blog da Laurinha (http://cadernodalaura.blogspot.com/ ) “A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.O que ela quer da gente é coragem.”
Quer coisa mais inconstante que a vida?! E se a definição de certeza como exposta no início do texto, está na ausência de dúvida e na estabilidade, como podemos ter certeza diante da dinâmica doida e instável que a vida tem?

Mas no meio desses pensamentos loucos encontrei a certeza da minha vida: o amor de Deus por mim! E isso me fez tão bem, é como se por um momento os pensamentos me fizessem tirar os pés do chão, como se o mundo tivesse desabado sobre minha cabeça, e de repente uma mão estendida me socorreu me tirou do meio da turbulência dos pensamentos e disse: “Calma, EU estou aqui”! E naquele momento eu tive muita certeza em meio as minhas incertezas.

Viver é incerto, nós não temos controle sobre as pessoas, sobre os acontecimentos, sobre o tempo, o futuro, o passado e muitas vezes sobre nós mesmo e nossos pensamentos. Viver de incertezas é frustrante, deprimente, desgostoso e desestimulante, o que talvez justifique a quantidade de suicídio, o uso de drogas e a infelicidade de uma grande parcela da sociedade moderna. Se eu não tivesse a minha certeza, que é Deus, provavelmente estaria inclusa nas estatísticas referente aos infelizes, frustrados, viciados, depressivos e suicidas. Nossa! Essa é uma verdade daquelas que dói sabe?! Esse é um bom motivo pra eu não abrir mão da minha certeza NUNCA!

Paulinha Brum

4 comentários:

  1. Otima reflexão. Me fez lembrar de uma musica que a Sue mandou uma vez, Your Love Is Better, Newsboys. O cara expoe muitas duvidas, questionamentos e fala que de nada sabe ou tem certeza, a não ser do amor de Deus que é melhor que a vida.
    Acho que é essa certeza que nos move.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! hehehehe é essa certeza que nos move!

    ResponderExcluir
  3. amei essa reflexão..estava mesmo precisando dessas palavras,peguei ate uma frase de seu texto que diz assim: “A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.O que ela quer da gente é coragem.” esse ano pra mim foi um ''daqueles''. Foi tanto problema e decepção que me fez esqueçer que Deus existe e ele nos ama! minha certezas incertas me agoniam mais e mais..Mas vou ficar bem :D ASSIM ESPERO!

    ResponderExcluir
  4. obrigada Carolliny! fico feliz que ele tenha sido benção pra você! As decepções são muitas, infelizmente elas fazem parte dessas incertezas da vida. Mas Deus é a única certeza que podemos ter, fiquei pensando nisso depois que escrevi o blog.... Deus NUNCA vai nos abandonar, nós só O perdemos se NÓS nos afastarmos Dele, pq ELE nunca vai sair do lugar, nunca vai nos deixar! não esquece Dele não! E pode esperar ficar bem! hehehe. Que Deus te abençoe MUITO!

    ResponderExcluir